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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Curso teorico para pilotos desportivos Parte 04 - METEOROLOGIA


                                                            
METEOROLOGIA
                                                 
                                                            
NUVENS - DEFINICAO Sao condensacao ou sublimacao de vapor d'  
                   agua em altitudes acima da superficie.     
                                                               
PROCESSO DE FORMACAO DAS NUVENS:                            
                                                           
PROCESSO           O ar na superficie perde  a  densidade  e
CONVECTIVO         ascende. Ao elevar-se resfria-se adiabati
                   camente, atingindo a temperatura de ponto
                   de orvalho,iniciando a formacao de nuvens
                                                            
PROCESSO           O ar aquecido e umido, trazido pelos ven-
ADVECTIVO          tos, entra em contato  com  regioes  mais
                   frias, acarretando um aumento de umidade,
                   resultando em formacao de nuvens.        
                                                            
PROCESSO           Devido a ascensao do ar na encosta do re-
OROGRAFICO         levo, este sofre um resfriamento adiabati
                   co e, as nuvens vao se formando  tal qual
                   no processo convectivo. Ocorre normalmen-
                   te a barlavento [do lado do vento] do re-
                   levo.                                    
8                                                          
CLASSIFICACAO DAS NUVENS:                                    
                                                             
PELO ESTADO FISICO:                                         
                                                             
         ESTRATIFORMES       desenvolvimento horizontal acen 
                             tuado  com  pouca  profundidade 
                             vertical. Sao produzidas em  ar 
                             estavel devido ao  movimento do 
                             vento.                          
                                                             
         CUMULIFORMES        Grande desenvolvimento vertical 
                             e pequeno horizontal,  ar esta- 
                             vel e movimento convectivo acen 
                             tuado.                          
                                                             
         CIRRIFORME          normalmente em niveis elevados4 
                             devido  ao  movimento  forte do 
                             vento.                          
                                                             
PELO ESTAGIO DE FORMACAO:                                    
                                                              
         BAIXAS              de 30 m a 2.000 m                 
         MEDIAS              de 2.000 m a 8.000 m              
         ALTAS               acima de 8.000 m                  
                                                                
PELO GENERO ou FAMILIA:                                        
                                                               
         BAIXAS              ST - STRATUS                      
                             SC - STRATOCUMULUS                
         MEDIAS              AS - ALTOSTRATUS                  
                             AC - ALTOCUMULUS                  
                             NS - NIMBUSTRATUS                 
         ALTAS               CS - CIRRUSTRATUS               
                             CG - CIRROCUMULUS               
                             CI - CIRRUS                     
                                                             
NUVENS DE DESENVOLVIMENTO VERTICAL                            
                                                               
                             CU - CUMULUS                      
                             CB - CUMULONIMBUS                
                                                              
TURBULENCIA                                                   
                                                              
E' o resultado da movimentacao do ar, tanto na HORIZONTAL co   
mo na direcao VERTICAL. O maior ou menor EFEITO DA TURBULEN-  
CIA sobre um aeronave em voo, varia com a VELOCIDADE DA AERO  
NAVE e com a VELOCIDADE DAS CORRENTES DE AR em movimento  a- 
traves das quais esta aeronave esta' voando.                  
                                                             
TURBULENCIA CONVECTIVA - Tambem chamada de TURBULENCIA TERMI 
CA, e' um tipo de turbulencia que embora incomoda, pode o pi 
loto beneficiar-se de alguns efeitos [TERMICAS ASCENDENTES]. 
                                                             
Esta turbulencia esta' associada ao  AQUECIMENTO DA SUPERFI- 
CIE DA TERRA PELO SOL. Devido a variacao de composicao da es 
trutura da superficie da terra, a quantidade de calor absor-  
vida pelo solo, de uma area para outra, PODE VARIAR MUITO em 
uma PEQUENA DISTANCIA.                                       
                                                             
Exemplo: Uma ESTRADA ASFALTADA  absorve mais calor do que u- 
ma AREA DE VEGETACAO e, o resultado disto e' que o ar  sobre 
a area mais aquecida [ASFALTO], ficara' mais quente que o ar 
sobre a mais fria [VEGETACAO] e, comecara' a subir. 'A medi- 
da que o ar quente sobre o ar frio desce.  Sao estas corren- 
tes [ascendentes e descendentes] que criam a turbulencia ter 
mica.                                                        
                                                             
TERRENO ROCHOSO    ABSORVE MENOS CALOR = MENOS AR ASCENDENTE 
CAMPO CULTIVADO    ABSORVE MAIS  CALOR = MAIS  AR ASCENDENTE 
LAGO               ABSORVE MENOS CALOR = MENOR AR ASCENDENTE 
ESTRADA ASFALTADA  ABSORVE MAIS  CALOR = MAIS  AR ASCENDENTE 
ARVORES            ABSORVE MENOS CALOR = MENOR AR ASCENDENTE 
CAMPO DE POUSO     ABSORVE MAIS  CALOR = MAIS  AR ASCENDENTE 
                                                             
TURBULENCIA MECANICA - Tambem chamada TURBULENCIA DE SOLO.E'  
o tipo mais comum de turbulencia encontrada pelo  piloto  de 
um ULM. E' formada pelo ar passando em torno de ojetos no so 
lo, formando verdadeiras ondas ou redemoinhos de vento.       
                                                             
Este tipo de turbulencia e' encontrado geralmente ao momento  
de pousos e decolagens.                                      
                                                               
TURBULENCIA OROGRAFICA - E' semelhante 'a turbulencia mecani 
ca, exceto que, ocorre 'a alturas menores e, pelo ar passan-   
do pelo TOPO DE UMA MONTANHA.                                   
                                                                
'A medida que o ar sopra sobre a montanha,  do lado do vento    
[BARLAVENTO], ele deflete o vento para cima  ANTES DE PASSAR   
PELO TOPO, provocando uma CORRENTE ASCENDENTE, podendo atin-   
gir ate' 4 quilometros paralelos 'a linha do cume da  monta-   
nha.                                                           
                                                                
Assim como o VENTO DEFLETE e SOBE A BARLAVENTO,ele DEFLETE e 
DESCE A SOTAVENTO [pela encosta abaixo] da  mesma  montanha  
provocando uma CORRENTE DESCENDENTE, que sera'tanto mais for 
te, quanto mais forte for o vento.                           
                                                             
Ao operar um ULM proximo a uma encosta de montanha, o piloto 
deve ficar atento pois, certamente vai enfrentar uma  turbu- 
lencia com uma descendente ao se aproximar da mesma.           
                                                               
TESOURA DE VENTO - Esta turbulencia e' causada pela interces 
sao de camadas de VENTOS EM DIFERENTES DIRECOES ou  DIFEREN- 
TES VELOCIDADES. Isto pode ocorrer no sentido VERTICAL e  no 
sentido HORIZONTAL.          Um exemplo de local com tesoura 
de vento e' quando os ventos da superficie estao calmos e os 
ventos mais altos estao a uma velocidade muito maior.  A li- 
nha divisoria entre as duas areas de vento sera'  uma  faixa 
estreita e de forte turbulencia.                             
                                                             
TURBULENCIA DE ESTEIRA - E' gerada por OUTRA AERONAVE.   Nao 
e' resultante de fatores meteorologicos mas, E' DE GRANDE IM 
PORTANCIA para os pilotos de ULM, principalmente 'a baixa al 
tura e, no pouso ou na decolagem.                             
                                                              
A turbulencia de esteira e' o resultado direto do  movimento 
da asa de uma aeronave atraves do ar gerando sustentacao. Os 
ULMs geram turbulencia de esteira MODERADA.   Quanto maior a 
aeronave, mais forte e violenta sera' esta turbulencia.      
                                                              
RECOMENDACOES DURANTE O POUSO E DECOLAGEM:                   
                                                             
[a] Ao se aproximar para pousar atras de uma aeronave,  voar 
    acima da trajetoria de voo desta aeronave e,   tocar  na 
    pista apos o ponto de pouso da outra;                    
                                                             
[b] Ao decolar em seguida a outra aeronave, o piloto deve de 
    colar antes de atingir o  ponto de decolagem da outra  e  
    quando atingir altitude segura, sair o mais breve da tra  
    jetoria seguida por aquela.                              
                                                             
OS VENTOS                                                     
                                                             
Quando uma regiao sobre a superficie da terra sofre o aqueci 
mento provocado pelo Sol,   o calor comeca a ser transmitido 
para o ar em contato com esta superficie.   Este ar aquecido  
expande-se ,  perde densidade e eleva-se como um balao de ar 
quente.                                                      
                                                             
O ar das proximidades flui para substitui'-lo e,  igualmente 
se aquece e ascende. Forma-se desta maneira,  uma verdadeira  
coluna de ar ascendente, UMA CONVECTIVA TERMICA.    Observa-   
se neste ponto que o ar da vizinhanca desta area,  flui para  
a area, ocupando o espaco deixado pelo ar quente e que ascen   
deu. Este passa a sofrer o processo de aquecimento tambem e, 
ascende da mesma forma. Conclusao: com o MOVIMENTO ASCENDEN-   
TE das correntes termicas, surgem igualmente  os  MOVIMENTOS   
HORIZONTAIS do ar, originando-se entao, os VENTOS.             
                                                               
Os ventos possuem DIRECAO, VELOCIDADE e CARATER.   A direcao   
e' dada de 10 em 10 graus; a velocidade e' sempre referencia   
da em kt [nos] e o carater do vento se refere ao fluxo conti   
nuo ou em rajadas. O vento se caracteriza como RAJADA sempre  
que se observa durante um determinado espaco de tempo que, a  
velocidade media possui um valor e,  por pequenos lapsos  de  
tempo, ocorrem picos de velocidades superiores em pelo menos  
10 nos a estes valores medios.                                
                                                              
Ha' ocasioes em que a direcao torna-se impossivel de ser de-  
terminada, devido a grande oscilacao do vento.  Nestes casos  
costuma-se dizer que o vento e' variavel.                     
                                                              
CLASSIFICACAO DOS VENTOS:                                      
                                                              
VENTO CALMO        de ate' 3 kt;                              
      FRACO        entre 3 a 5 kt;                            
      NORMAL       entre 5 a 10 kt;                            
      FORTE        entre 10 a 25 kt;                          
                                                              
IMPORTANTE: As outras classificacoes de ventos nao  interes-  
sam aos Pilotos de ULM;                                        
                                                              
            OS VENTOS FORTES E OS VENTOS DE DIRECAO VARIAVEL  
            SAO PESSIMOS PARA OPERACAO DE ULM.                
                                                               
ESTABILIDADE / INSTABILIDADE DO AR:                           
                                                              
Conforme as NUVENS temos:                                     
                                                               
AR ESTAVEL         Nuvens NS, AS, CS.                         
                                                              
                   [NUVENS ESTRATIFICADAS]                    
                                                               
AR INSTAVEL        Nuvens CU, CB, AC, CC.                     
                                                             
                   [NUVENS CUMULIFORMES]                     
                                                              
A NUVEM STRATOCUMULUS apresenta uma situacao externa ESTAVEL 
com voo suave fora da nuvem e, INSTAVEL e agitado dentro de- 
la.                                                          
                                                              
CORRENTES DESCENDENTES E TERMICAS - E'  o  movimento  de  ar 
frio que,  descendo, vem substituir parte do ar  em ascensao 
termica.                                                     
                                                              
Quando nao ha' formacao de nuvens,   mas persistem correntes 
ascendentes, diz-se que estas sao TERMICAS [CONVECCAO].      
                                                             
REGRAS PARA VOAR COM AR AGITADO:                              
                                                             
[1]-REDUZIR A VELOCIDADE, para que os impactos contra os re- 
    demoinhos de ar sejam mais suaves e menos sujeitos a cau   
    sarem fadigas materiais;                                    
                                                               
[2]-Acionar o menos possivel com os comandos e,  evitar rea-   
    gir com os mesmos a cada rajada que sentir;                
                                                                
[3]-EVITAR sempre que possivel as areas de  TURBULENCIA MAIS   
    ATIVA, tais como:                                          
                                                               
    [a] NAO VOAR SOBRE CUMULUS - Contorna'-los 'a distancia;   
                                                               
    [b] Passar BEM AO LARGO, LONGE DOS CBs;                  
                                                             
    [c] EVITAR voar logo ABAIXO DAS BASES ESCURAS  dos  CBs, 
        dos NIMBOSTRATUS e dos STRATOCUMULUS e,  se  o tempo 
        estiver encoberto, NAO VOAR DE MANEIRA ALGUMA ABAIXO  
        DE ROLOS DE NIMBOSTRATUS;                             
                                                               
    [d] EVITAR turbulencia mecanica, proxima de grupos de E-  
        DIFICIOS, ALTOS HANGARES e, pequenas elevacoes verti  
        cais;                                                
                                                              
    [e] EVITAR o topo de ONDAS OROGRAFICAS e SOTAVENTO DE E- 
        LEVACOES [NUVEM LENTICULAR].                         
                                                             
                                                              
                                                             
                                                             
                                                             
                                                              
                                                             

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