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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Curso teorico de piloto desportivo Parte 5 - NAVEGAÇÃO AÉREA VISUAL ESTIMADA


 
NAVEGAÇÃO AÉREA

VISUAL ESTIMADA – POR CONTATO – REGRA DE VOO –VFR-



(*) VFR = Visual Flight Rules ou Regras do Voo Visual           
                                                            
O Voo VFR so'pode ser executado entre o nascer e por do sol.
                                                            
Para efeito de calculos de navegacao a TERRA e'uma 'ESFERA'.
                                                             
Os instrumentos de navegacao adotados para o Voo VFR sao:    
                                                             
- Bussola Magnetica                                          
- Velocimetro                                                
- Relogio / Cronometro                                       
                                                             
Para o PLANEJAMENTO de um Voo VFR [Navegacao ESTIMADA] temos 
que ter em maos o que segue:                                 
                                                             
- Carta de Navegacao                                         
- Transferidor                                               
- Compasso com 'ponta seca'                                  
- Regua                                                      
                                                             
Uma NAVEGACAO ESTIMADA deve responder, no minimo, aos seguin 
tes quesitos:                                                
                                                             
Rumo Magnetico de [A]=Ponto de Origem ate' [B]=Destino       
Milhas Nauticas de [A] ate' [B]                              
Tempo de Voo de [A] ate' [B]                                 
Consumo de Combustivel de [A] ate' [B]                       
                                                             
Rumo Magnetico de [B]=Ponto de Destino ate' [C]=Alternativa  
Milhas Nauticas de [B] ate' [C]                              
Tempo de Voo de [B] ate' [C]                                 
Consumo de Combustivel de [B] ate' [C]                       
                                                              
e, AUTONOMIA=Combustivel necessario para se voar de [A] ate' 
[B] + [C] e, + 45 minutos de voo adicional conforme previsto 
em Normas de Seguranca/Regulamentos.                         
                                                              
COORDENADAS GEOGRAFICAS / LATITUDES e LONGITUDES             
================================================             
                                                             
Os Pontos [A]=Origem, [B]=Destino e [C]=Alternativa estao lo 
calizados na CARTA de NAVEGACAO e, serao 'identificados' pe- 
las suas COORDENADAS GEOGRAFICAS.                            
                                                             
Uma coordenada geografica e' representada pela LATITUDE e  a 
LONGITUDE obtidas na Carta de Navegacao.                     
                                                             
As LATITUDES vao de 00 a 90 graus partindo do EQUADOR em di- 
recao aos Polos Sul [Latitudes SUL] e Norte [Latituds Norte] 
                                                             
As LATITUDES sao formadas por PARALELOS e, sao representadas 
por GRAUS, MINUTOS e SEGUNDOS de ARCO de CIRCUNFERENCIA.     
                                                              
As LATITUDES sao MEDIDAS nos MERIDIANOS e, ''sempre partindo 
do EQUADOR em direcao aos Polos''.                           
                                                             
As LONGITUDES vao de 000 a 180 graus partindo  do  meridiano
de GREENWICH em direcao W=Oeste [Longitudes OESTE] e E=Leste
[Longitudes LESTE].                                         
                                                            
As LONGITUDES sao formadas por MERIDIANOS e, sao representa-
das por GRAUS, MINUTOS e SEGUNDOS de ARCO de CIRCUNFERENCIA.
                                                            
As LONGITUDES sao MEDIDAS nos PARALELOS e, ''sempre partindo
do Meridiano de GREENWICH em direcoes W e E''.              
                                                             
Convencao: N = North/Norte                                   
           S = South/Sul                                     
           E = East/Este                                      
           W = West/Oeste                                    
                                                             
UMA MILHA NAUTICA [NM] = Aproximadamente 'UM MINUTO DE ARCO' 
tomada no EQUADOR / LATITUDE 00.00'00''.                     
                                                             
Como UM GRAU=60 MINUTOS e, a circunferencia na TERRA tem 360 
graus, temos entao a resultante de 21.600 NM [360x60] como a 
extensao desta circunferencia, medida na linha do EQUADOR.   
                                                             
Nos MERIDIANOS um MINUTO DE ARCO sera' SEMPRE = a 01 NM, me- 
dido ou, tomado em qualquer LONGITUDE.                       
                                                              
Os PARALELOS nao tem a mesma medida de circunferencia devido 
'a curvatura da Terra, sendo cada vez menores quanto mais se 
aproximam dos Polos [N e S].                                 
                                                              
E' por isto que SO' DEVEMOS TOMAR MEDIDAS DE DISTANCIA sobre 
os MERIDIANOS [Exclusivamente].                              
                                                             
                             N                               
                             |                               
                             -                               
                             |                               
                             -                               
                             |                               
                             -                               
                             |                               
Equador  W -|-|-|-|-|-|-|-|-[0]-|-|-|-|-|-|-|-|- E 000 a 180 
                             |                      p/W e E  
                             -                               
                             |                               
[-] = paralelos              -                                
                             |                               
                             -                               
[|] = meridianos             |                               
                             S                                
                         Greenwich                           
                          00 a 90                            
                          p/S e N                            
                                                              
                                                             
Os MERIDIANOS e a LINHA do EQUADOR sao ''CIRCULOS MAXIMOS''. 
                                                             
Sendo considerada a Terra uma esfera 'perfeita' para fins de 
navegacao, temos que, todos os MERIDIANOS tem a mesma exten- 
sao do EQUADOR e, somente nestes pontos devemos MEDIR AS DIS 
TANCIAS do nosso planejamento de voo.                        
MEDIDA DE DISTANCIA                                           
===================                                          
                                                             
Com uma das pontas do compasso de 'ponta seca' fixada exata- 
mente sobre o Ponto [A]=Origem e, a outra em [B]=Destino  e  
sem alterar a sua abertura, posicionamos este compasso sobre 
o MERIDIANO mais proximo destes pontos na CARTA de NAVEGACAO 
obtendo a quantidade de MINUTOS de ARCO onde, por consequen- 
cia, teremos a DISTANCIA EM MILHAS NAUTICAS [NM]    entre os 
pontos A e B escolhidos.                                     
                                                             
Para se obter a distancia em KM 'a partir de NM devemos mul- 
tiplicar NM por 152.                                          
                                                             
Para se obter a distancia em ML 'a partir de NM devemos mul- 
tiplicar NM por 151.                                         
                                                             
Para se obter a distancia em NM 'a partir de KM devemos mul- 
tiplicar NM por 0399.                                        
                                                             
Para se obter a distancia em ML 'a partir de KM devemos mul- 
tiplicar ML por 0214.                                        
                                                             
Para se obter a distancia em NM 'a partir de ML devemos mul- 
tiplicar NM por 0689.                                        
                                                              
KM=Quilometro                                                
NM=Nautical Mile/Milha Nautica                               
ML=Milha Terrestre                                           
                                                              
DLA - DIFERENCA DE LATITUDES                                 
============================                                 
                                                             
E' a diferenca encontrada em GRAUS/MINUTOS/SEGUNDOS de ARCO  
entre as LATITUDES de dois Pontos na Carta de Navegacao.     
                                                             
DLO - DIFERENCA DE LONGITUDES                                
=============================                                
                                                             
E' a diferenca encontrada em GRAUS/MINUTOS/SEGUNDOS de ARCO  
entre as LONGITUDES de dois Pontos na Carta de Navegacao.    
                                                              
NORTE VERDADEIRO e NORTE MAGNETICO                           
==================================                           
                                                             
Estes dois pontos na Terra NAO SAO COINCIDENTES existindo u- 
ma diferenca entre eles. Por exemplo: O Norte Magnetico  es- 
ta' na coordenada 73.00'00''N 100.00'00''W e o Polo Sul Mag- 
netico esta' na coordenada 68.00'00''S 144.00'00''E.         
                                                              
DECLINACAO MAGNETICA / LINHAS ISOGONICAS E AGONICAS          
===================================================          
                                                             
Tal qual limalhas de ferro sobre uma folha de papel e ao re- 
dor de um IMA, estas linhas constam da Carta de Navegacao e  
informam ao Navegador, qual a DECLINACAO MAGNETICA da area a 
navegar. Esta DECLINACAO influi POSITIVAMENTE na  determina- 
cao do RUMO MAGNETICO se for = W e, NEGATIVAMENTE se for =E. 
                                                             
As linhas AGONICAS tem valor = ZERO sendo as demais identifi 
cadas como ISOGONICAS.                                       
                                                              
A declinacao magnetica e' uma 'CORRECAO de RUMO MAGNETICO' a 
ser aplicada ao RUMO obtido na Carta, para ser o  RUMO MAGNE 
TICO a SER 'LIDO' na Bussola, quando em voo real.            
                                                              
A declinacao magnetica varia com o tempo por diversos  fato- 
res. Esta variacao ESTA' INDICADA NA CARTA DE NAVEGACAO.     
                                                             
Dai' temos:  RV = Rumo VERDADEIRO obtido na Carta;            
                                                             
             RM = Rumo MAGNETICO [RV + Dmg/W ou - Dmg/E]     
                                                             
Podemos ter ainda:                                            
                                                             
             RB = Rumo BUSSOLA [RM + DESVIO BUSSOLA]         
                                                             
O DESVIO BUSSOLA e' uma diferenca em GRAUS de uma BUSSOLA em 
no minimo, quatro direcoes principais [N,S,E,W], apos aferi- 
cao. Cada bussola em cada aeronave tem um placard sobre tal. 
                                                             
RUMO VERDADEIRO                                              
===============                                              
                                                             
E' o rumo representado na Carta de Navegacao pelo angulo for 
mado pela linha que une os Pontos [A] e [B] e,  o  MERIDIANO 
que passa pelo Ponto [A].                                    
                                                             
Todo MERIDIANO esta' apontado para o NORTE VERDADEIRO.       
                                                             
O instrumento para medir este angulo e' o TRANSFERIDOR.      
                                                             
Colocando-se o CENTRO do TRANSFERIDOR [Onde se encontram to- 
das as suas linhas] sobre o PONTO [A] e,  a linha correspon- 
dente a 0. [ZERO Grau] sobre o MERIDIANO que passa sobre es- 
te mesmo ponto, o RUMO VERDADEIRO sera' o angulo lido na li- 
nha que coincide com a linha tracada entre [A] e [B].        
                                                             
A leitura de ANGULOS no TRANSFERIDOR e' sempre no sentido ho 
rario [de 000 a 359 graus].                                  
                                                             
TEMPO DE VOO                                                 
============                                                  
                                                             
O calculo do TEMPO de VOO entre dois pontos deve ter dois da 
dos BASICOS para a sua apuracao: DISTANCIA A SER VOADA e, VE 
LOCIDADE DE CRUZEIRO DA AERONAVE.                            
                                                             
Se a DISTANCIA e' em NM a VCrz deve ser em 'Knots' [ATENCAO] 
                                                             
UM 'Knot' e' igual a UMA MILHA NAUTICA [NM] POR HORA.        
                                                             
Se a VCrz fornecida e' em mph [Milha Terrestre], e' necessa- 
ria a sua conversao para 'Knots', multiplicando-a p/ 0.8689. 
                                                              
                                                             
                                                             
                                                             
                                                              
                                                             
TEMPO DE VOO/Calculo:                                        
=====================                                        
                                                              
Aplica-se a seguinte Regra: se a aeronave gasta VCrz p/  UMA 
                            HORA [60 MINUTOS],  ira'  gastar 
                            ?? minutos para voar a DISTANCIA 
                            obtida na Carta entre [A] e [B]. 
                                                             
ou,    VCrz     [esta' para]    60 Minutos                   
    ---------         :         ----------                   
    DISTANCIA                       x                        
                                                             
ou,                                                          
    DISTANCIA X 60 Minutos                                   
x = ----------------------                                    
            VCrz                                             
                                                             
a resultante obtida como valor de 'x' e' em minutos de hora  
que para ser editada em HH:MM deve seguir o seguinte procedi 
mento:                                                       
                                                             
HH [Hora] sera' o VALOR INTEIRO de 'x' dividido por 60;      
                                                              
Exemplo: 'x' = 133 Minutos                                   
                                                             
Dividido por 60 [Valor INTEIRO] = 2 Horas                    
                                                              
Multiplica-se o valor encontrado para Horas por 60,  conver- 
tendo-o em MINUTOS, que deve ser diminuido do valor de 'x' : 
                                                             
seguindo o mesmo exemplo: 2 X 60 = 120 Minutos                
                                                             
                          'x' = 133 - 120 = 13 MINUTOS       
                                                             
portanto..... 133 MINUTOS = 02 HORAS e 13 MINUTOS ou 02 : 13 
                                                             
                                                             
                                                             
                                                              
                                                             
                                                             
                                                             
                                                             
                                                              
                                                             
                                                             
                                                             
                                                              
                                                             
                                                             
                                                             
                                                              
                                                             
                                                             
                                                             
                                                              
                                                             
                                                             
                                                             
                                                              
Problema Nm. 01                                              
---------------                                              
                                                             
PONTO [A]: AERODROMO de SOROCABA                             
                                                             
PONTO [B]: AERODROMO de PIRACICABA                           
                                                             
PONTO [C]: AERODROMO de AMERICANA                            
                                                             
AERONAVE.: ULTRALEVE FLYER GT Velocidade de Cruzeiro: 45 mph 
                                                             
           Consumo de Combustivel por Hora..........: 15 Lts 
                                                             
           Capacidade TOTAL do Tanque de Combustivel: 60 Lts 
                                                             
           Desvio Bussola = S + 5 Graus                      
                                                             
As COORDENADAS sao: PONTO A Latit:_________ Long:___________ 
                                                             
                    PONTO B Latit:_________ Long:___________ 
                                                             
                    PONTO C Latit:_________ Long:___________ 
                                                             
As DISTANCIAS [NM] sao: de PONTO A ate' PONTO B:_________ NM 
                                                             
                        de PONTO B ate' PONTO C:_________ NM 
                                                             
RUMOS VERDADEIROS  sao: de PONTO A ate' PONTO B:______ Graus 
                                                             
                        de PONTO B ate' PONTO C:______ Graus 
                                                             
RUMOS MAGNETICOS   sao: de PONTO A ate' PONTO B:______ Graus 
                                                             
                        de PONTO B ate' PONTO C:______ Graus 
                                                             
RUMOS BUSSOLA      sao: de PONTO A ate' PONTO B:______ Graus 
                                                             
                        de PONTO B ate' PONTO C:______ Graus 
                                                             
TEMPOS DE VOO      sao: de PONTO A ate' PONTO B:___:___ HHMM 
                                                             
                        de PONTO B ate' PONTO C:___:___ HHMM 
                                                             
                        Tempo TOTAL............:___:___ HHMM 
                                                             
                                                             
                                                             
                                                              
                                                             
                                                             
                                                             
                                                              
                                                             
                                                             
                                                             
                                                              
                                                             
                                                             
                                                             
                                                              
AUTONOMIA/COMBUSTIVEL NECESSARIO PARA O VOO                  
===========================================                  
                                                             
Nos calculos de AUTONOMIA deve-se SEMPRE considerar o  TOTAL 
do TEMPO DE VOO obtido de [A] ate' [B] + [B] ate' [C]  +  45 
minutos de voo [Conf. Normas de Seguranca aplicaveis].       
                                                             
Dados necessarios: O TEMPO de VOO TOTAL + 45 MINUTOS e,      
                                                             
                   O Consumo por Hora [60 minutos] em litros 
                   e, na VCrz [Veloc. de Cruzeiro] ou, seja: 
                   na velocidade + economica e, onde ira' se 
                   desenrolar a maior parte do voo.          
                                                             
entao: se uma aeronave na VCrz gasta 'y' litros para cada 60 
       minutos, ira' gastar 'x' para realizar o voo no tempo 
       total ou,                                             
                                                             
       'y'=Litros por Hora   esta' para   60 Minutos         
                                                              
       assim como                                            
                                                             
       'x'                   esta' para   Tempo Total de Voo 
                                                              
       ou,                                                   
                                                             
                   'y' X Tempo Total de Voo [em Minutos]     
       'x'    =    -------------------------------------     
                                      60                     
                                                             
                                                             
Considerando ainda os dados do PROBLEMA Nm 01, indicar:      
                                                              
A AUTONOMIA para o Voo planejado e'..............: ______ Lt 
                                                             


                                                             
VERTICAL e TRAVES                                            
=================                                            
                                                             
O termo VERTICAL significa o SOBREVOO DE um ponto de relevo  
uma cidade, etc.                                             
                                                             
O termo TRAVES significa o VOO AO LADO DE um ponto de relevo 
uma cidade, etc. e pode ser 'A DIREITA e 'A ESQUERDA  destes 
pontos.                                                       
                                                             
                      Ponto [B]=Destino do Voo               
                             |                               
traves 'a esquerda de [X]    *-------------------->[X]        
                             |                                 
                             |                               
            [Y]<-------------*      traves 'a direita de [Y] 
                             |                                
                             |                                
                   [Z]<------*      traves 'a direira de [Z] 
                             |                               
                             |                               
                             |                               
vertical de [W]           ->[W]<-                            
                             |                               
                             |                               
vertical de Est.Ferro    ##############                      
                             |                               
                             |                               
                      Ponto [A]=Origem do voo                
                                                             
Ponto [A]=Origem                                             
                                                             
Ponto [B]=Destino                                             
                                                             
Ponto [X] e [Y] e [Z]=Cidades durante o trecho [A] ate' [B]  
                                                             
NIVEL DE VOO / FL [ Flight Level]                            
=================================                            
                                                             
Na navegacao VFR esta' convecionado que o Nivel de Voo/FL de 
ve seguir a seguinte regra:                                   
                                                             
Proas Magneticas de 000 a 179 Graus = Niveis IMPARES + 500ft 
                                                             
e,                                                             
                                                             
Proas Magneticas de 180 a 359 Graus = Niveis PARES  +  500ft 
                                                             
O FL/Nivel de Voo e' a altitude 'SOBRE O NIVEL MEDIO DO MAR' 
onde se desenvolvera' o voo. Para representar o FL devemos a 
dotar a altitude do voo 'sem as duas ultimas casas',  assim: 
                                                             
altitude=3500 ft FL=035, altitude=11500 ft FL=115, etc...... 
                                                             
                                                             
O VOO VISUAL POR CONTATO                                     
========================                                      
                                                             
Com nosso planejamento de voo devidamente elaborado e confe- 
rido, devemos preparar a nossa aeronave conforme os quesitos 
necessarios ao cumprimento deste voo.   O item mais importan 
te que deve ser verificado e' o COMBUSTIVEL minimo que sera' 
necessario ao mesmo.                                         
                                                             
Devemos estar tambem, municiados dos dados obtidos no plane- 
jamento como: PROA MAGNETICA, TEMPO DE VOO, ALTERNATIVA   e  
pontos de destaque na Carta de Navegacao, pontos estes como: 
rodovias, vias ferreas, pontes, rios, montes, serras, etc... 
                                                              
E' recomendavel que tenhamos tambem os tempos de voo do pon- 
to de origem [Ponto A] ate' estes pontos ou,   tempos de voo 
ENTRE estes pontos.                                          
                                                              
A CRONOMETRAGEM durante a execucao do voo deve ser uma prati 
ca a ser SEMPRE desenvolvida.   Ela nos assegura que estamos 
atingindo estes pontos nos tempos estimados e,  uma variacao 
desta podera' nos alertar sobre 'desvios' na rota.            
                                                             
A cronometragem nos propicia calcular o TEMPO DE VOO REAL ou 
VS [Velocidade em relacao ao solo] que a  nossa aeronave es- 
ta' desenvolvendo e, consequentemente, qual a INFLUENCIA  DO 
VENTO sobre a nossa navegacao.                               
                                                             
Um vento de frente ou, VENTO DE PROA,  ira' refletir em  uma 
demora em atingir o ponto de destino [Ponto B] e, vice-versa 
no caso de VENTO DE POPA.                                    
                                                             
O VENTO DE TRAVES [de lado ao eixo longitudinal da aeronave] 
nao influencia nas velocidades.   Sua acao estara' refletida 
em variacao do RUMO para a direita se o vento e' da esquerda 
e, para a esquerda se o vento e' da direita.                 
                                                             
Esta variacao de rumo ocasionada pelo VENTO DE TRAVES e' de- 
nominada de DERIVA. Toda acao tomada para ajustar esta deri- 
va, conforme a direcao e a velocidade do vento, denomina-se: 
CORRECAO de DERIVA.                                          
                                                             
A correcao de deriva e' CONTRARIA ao efeito do vento e,  com 
isto, compensar este efeito, mantendo a aeronave no RUMO VER 
DADEIRO [Rumo de A ate' B].   Estas correcoes sao realizadas 
atraves de ALTERACAO DO RUMO MAGNETICO sendo,  para MENOS se 
o vento sopra da esquerda e, para MAIS se o vento sopra pela 
direita da aeronave.                                         
                                                             
Estaremos nestes casos, 'voando de lado' em relacao ao nosso 
ponto de destino EMBORA voando CORRETAMENTE para atingi'-lo. 

Sendo a navegacao VFR uma navegacao 'POR CONTATO' permanente 
com o solo a ser sobrevoado, deve-se utilizar de pontos mar- 
cantes sobre ele para 'pontuar/demarcar' o rumo a ser percor 
rido. Por exemplo: de posse da PROA MAGNETICA obtida no nos- 
so planejamento de voo e, na VERTICAL do ponto [A],  devemos 
alinhar o eixo longitudinal da aeronave com a demarcacao  na 
Bussola que coincida com o valor angular calculado. Neste e- 
xato momento e, no horizonte 'a nossa frente, devemos  esco- 
lher UM PONTO MARCANTE NO SOLO. Este sera' o ponto a ser al- 
cancado em sobrevoo, ate' nova afericao da bussola/Proa. Man  
tendo esta regra, de trecho em trecho, atingiremos com certe  
za o ponto [B], sem grandes esforcos ou controles,  cansati-  
vos durante o voo.                                            
                                                              
[A]=Ponto de Origem                                           
                                                               
[B]=Ponto de Destino                                          
                                                              
                                                              
                   ==                                         
               =   ==                                         
[A]----------- =======> -----[x]--------[y]------[z]-----[B]  
               =   ==                                         
                   ==                                         
                                                              
                                                              
[x], [y] e [z] sao pontos marcantes no solo de [A] ate' [B]      
                                                               
                                                              
Em havendo VENTO soprando lateralmente mas, MANTENDO-SE A RE  
TA representada pelos pontos AERONAVE, [x] e [Y] na perna de  
[A] ate' [y] e, MANTENDO-SE A RETA representada pelos pontos  
AERONAVE, [z] e [B] na perna de [y] ate' [B], o voo de [A] a  
te' [B] sera' perfeitamente cumprido, embora o RUMO MAGNETI-  
CO na Bussola da aeronave nao seja aquele determinado no Pla  
nejamento de voo devido a CORRECAO DE DERIVA.                 
                                                              
O navegador deve 'gravar' os pontos sobrevoados e, de manei-  
ra tal que, em um eventual retorno ao ponto [A],   os mesmos  
pontos sejam novamente sobrevoados. Isso assegura uma navega  
cao de volta mais tranquila, sem grandes calculos.            
                                                              
O navegador deve tambem, elaborar uma SINTESE do planejamen-  
to realizado, de maneira tal que e, segundo a sua melhor con  
veniencia, durante o voo esta sintese lhe responda brevemen-  
te e de forma concisa, as informacoes desejadas. Esta sinte-  
se deve estar sempre ao FACIL ACESSO do navegador e do pilo-  
to ate' o final do voo.                                       
                                                              
E' de bom alvitre que, terminado o voo, imediatamente se ano  
te o TEMPO DECORRIDO desde o ponto [A] e, qualquer outra ob-  
servacao sobre pontos, fatos, etc... sobrevoados ou transcor  
ridos durante o mesmo.  Isto servira' para compararmos e com  
provarmos o planejamento realizado e, servira' para uma ava-  
liacao do consumo/hora de nossa aeronave em diversas  situa-  
coes, aprimorando planejamentos futuros.                      
                                                              
                                                              
                                                              
                       *****   *****                          


+----------------------------------------------------------+  
| PLANILHA de PLANEJAMENTO de VOO | DEP:       DPP:        |  
+--------+---------+---------+---------+---------+---------+   
| DE_____|_________|_________|_________|_________|_________|  
| PARA___|_________|_________|_________|_________|_________|  
| PV_____|_________|_________|_________|_________|_________| 
| VA_____|_________|_________|_________|_________|_________| 
| RV/RO__|_________|_________|_________|_________|_________| 
| VS_____|_________|_________|_________|_________|_________| 
| DV_____|_________|_________|_________|_________|_________|  
| VV_____|_________|_________|_________|_________|_________|  
| CD_____|_________|_________|_________|_________|_________|  
| Deriva |_________|_________|_________|_________|_________|  
| Distanc|_________|_________|_________|_________|_________|  
| TV_____|_________|_________|_________|_________|_________|  
| ETO____|_________|_________|_________|_________|_________|  
| ETA____|_________|_________|_________|_________|_________|  
| Consumo|_________|_________|_________|_________|_________|  
| C.Gasto|_________|_________|_________|_________|_________|  
| T.Gasto|         |         |         |         |         |  
+--------+---------+---------+---------+---------+---------+  
| PV_____|_________|_________|_________|_________|_________|  
| Dmg____|_________|_________|_________|_________|_________|  
| PM_____|_________|_________|_________|_________|_________|  
| d______|_________|_________|_________|_________|_________|  
| PB     |         |         |         |         |         |  
+--------+---------+---------+---------+---------+---------+  
| RV_____|_________|_________|_________|_________|_________|  
| Dmg____|_________|_________|_________|_________|_________|  
| RM     |         |         |         |         |         |  
+--------+---------+---------+---------+---------+---------+  
|    SUBIDA   |   CRUZEIRO   |  ALTERNATIVA |    DESCIDA   |  
+-------------+--------------+--------------+--------------+  
| VIS |_______| VIC |________| VIA |________| VID |________|  
| AMS |_______| FL_ |________| FL_ |________| AMD |________|  
| TMS |_______| TFL |________| TFL |________| TMD |________|  
| VAS |       | VAC |        | VAA |        | VAD |        |  
+-----+-------+-----+--------+-----+--------+-----+--------+  
|             AUTONOMIA    e    ABASTECIMENTO              |  
+--------+---------+---------+-----------------------------+  
|        | Distanc | TempVoo | Consumo      =Comb.a Gastar |  
| A/B____|_________|_________+-----------------------------+  
| B/C____|_________|_________|______________=______________|  
| Reserva|_________|_________|______________=______________|  
| AUTONOM|         |=        | Abastecimento=              |  
+--------+---------+---------+-----------------------------+  
|                  PERFIL   de   SUBIDA                    |  
| -----                   PN --- FL/TFL/VIC=VAC     kt --- |  
|   |                      .                               |  
|   |                    .                                 |  
|   |                  . ____ AMS/TMS/VIS ____ VAS      kt |  
|   |                .  |                                  |  
|   |              .    |  RAZAO de SUBIDA =        ft/min |  
|   |            .      |                                  |  
|   |          .        |                                  |  
|   |.........   _______________  Obs:Todo FL e'contado do |  
| Elevacao do    ft ou NMM [MSL]  NMM. Havendo elevacao do |  
|  Aerodromo                      Aerodromo, esta  devera' |  
|                                 fazer parte dos calculos |  
+----------------------------------------------------------+  
                                                              
                                                             
                                                             
+----------------------------------------------------------+ 
| Planejamento de Voo - Rumos/Distancias/Tempos/Abastecimt | 
+----------------------------------------------------------+ 
| AERONAVE: ______________________________________________ | 
| Prefixo.: _____________ Velocidade de Cruzeiro: _____ kt | 
| Capacidade do Tanque: _______ litros Consumo/Hora: _____ | 
+----------------------------------------------------------+ 
| ---A--- | ---B--- | R M | N M | Tempo/Voo | Comb | +45mn | 
+---------+---------+-----+-----+-----------+------+-------+ 
|         |         |     |     |           |      |       |  
+---------+---------+-----+-----+-----------+------+-------+  
|         |         |     |     |           |      |       |  
+---------+---------+-----+-----+-----------+------+-------+  
|         |         |     |     |           |      |       |  
+---------+---------+-----+-----+-----------+------+-------+  
|         |         |     |     |           |      |       |  
+---------+---------+-----+-----+-----------+------+-------+  
|         |         |     |     |           |      |       |  
+---------+---------+-----+-----+-----------+------+-------+  
|         |         |     |     |           |      |       |  
+---------+---------+-----+-----+-----------+------+-------+  
|         |         |     |     |           |      |       |  
+---------+---------+-----+-----+-----------+------+-------+  
|         |         |     |     |           |      |       |  
+---------+---------+-----+-----+-----------+------+-------+  
|         |         |     |     |           |      |       |  
+---------+---------+-----+-----+-----------+------+-------+  
|         |         |     |     |           |      |       |  
+---------+---------+-----+-----+-----------+------+-------+  
|                                                          |  
|                                                          |  
|                                                          |  
|                                                          |  
|                                                          |  
|                                                          |  
|                                                          |  
|                                                          |  
|                                                          |  
|                                                          |  
|                                                          |  
|                                                          |  
|                                                          |  
|                                                          |  
+----------------------------------------------------------+  
| REALIZADO De:_____________ ate'___________ tempo:_______ |  
|           De:_____________ ate'___________ tempo:_______ |  
|           De:_____________ ate'___________ tempo:_______ |  
|           De:_____________ ate'___________ tempo:_______ |  
|           De:_____________ ate'___________ tempo:_______ |  
|           >>>>>>>>>>>>>>> Tempo Total >>>>>>>>>>>_______ |  
|           >>>>>>>>>>>>> Consumo Total >>>>>>>>>>>_______ |  
|           >>>>>>>>>>> Consumo p/ Hora >>>>>>>>>>>_______ |  
+----------------------------------------------------------+  
| Piloto: ________________________________________________ |  
| Co-Piloto/Passageiro: __________________________________ |  
| Data:____/____/____ Comentarios:________________________ |  
| ________________________________________________________ |  
| ________________________________________________________ |  
| ________________________________________________________ |  
+_________________________________________________________ +  

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