AERODINAMICA
E
TEORIA DE VOO
GEOMETRIA DO ULM
PRINCIPAIS PARTES DE UM ULM:
Leme de direção, Deriva, Profundor, Estabilizador, Fuselagem
Trem de pouso principal, Trem de pouso do nariz, Rodas, Care
nagem das rodas, Asa, Ailerons, Flapes, Hélice e ''SPINNER''
etc...
SUPERFICIES AERODINAMICAS:
Carenagem da Roda, ''SPINNER'' na Hélice, etc...
AEROFOLIOS:
Hélice, Asa, Estabilizador [desde que com perfil ae
rodinamico], etc...
ELEMENTOS DE UMA ASA:
Envergadura=distancia da extremidade direita ate' a
extremidade esquerda;
Corda=distancia do Bordo de Ataque ate' o Bordo de
Fuga;
Bordo de Ataque=parte frontal da asa;
Bordo de Fuga=linha de traz da asa;
Raiz=ponto de junção da asa 'a fuselagem;
Área da asa=Envergadura x Corda;
PERFIL:
E' o formato em corte do aerofólio. Existem dois ti
pos de perfis:
SIMETRICO-e' aquele que pode ser dividido por uma
linha reta em DUAS PARTES IGUAIS;
ASSIMETRICO-e' aquele que não pode ser dividido por
uma reta em duas partes iguais;
Normalmente temos perfis SIMETRICOS nos conjuntos
DERIVA+LEME e ESTABILIZADOR+PROFUNDOR e, ASSIMETRI-
COS no perfil da Asa.
ELEMENTOS DE UM PERFIL:
BORDO DE ATAQUE-e' a extremidade dianteira do per-
fil;
BORDO DE FUGA-e' a extremidade traseira do perfil;
EXTRADORSO-e' a superfície superior do perfil;
INTRADORSO-e' a superfície inferior do perfil;
CORDA-e' a linha reta que liga o bordo de ataque ao
bordo de fuga;
LINHA DE CURVATURA MEDIA-e' a linha que equidista
do extradorso e do intradorso.
+----------------------------------------------------------+
| COMANDO | CONTROLE | VARIACAO | MOVIMENTO | DESEMPENHO |
| APLICAD | ACIONADO | OBTIDA | RESULTANT | AERODINAMICO |
+---------+----------+----------+-----------+--------------+
| MANCHE | PROFUNDOR| | NARIZ | AUMENTA VELC |
|P/ FRENTE| | P/ BAIXO | DESCE | AERODINAMICA |
+---------+----------+----------+-----------+--------------+
| MANCHE | PROFUNDOR| | NARIZ | DIMINUE VELC |
| P/ TRAS | | P/CIMA | SOBE | AERODINAMICA |
+---------+----------+----------+-----------+--------------+
| MANCHE | AILERON | UM SOBE | INCLINAM- | CURVAS COORD |
| P/LADOS | |OUTRO DESC| SE ASAS | C/AUX.PEDAIS |
+---------+----------+----------+-----------+--------------+
| PEDAL | LEME |MOVE P/LA-|NARIZ GUINA|SO'PEDAL=DERRP|
| | |DO DO PEDL|P/LADO PEDL|C/MANCHE=CURVA|
+---------+----------+----------+-----------+--------------+
| MANETE | MOTOR E |AUMENTO DA|AUMENTO DA| NARIZ SOBE E |
|P/ FRENTE| HELICE |RPM HELICE| TRACAO | ULM SOBE |
+---------+----------+----------+-----------+--------------+
| MANETE | MOTOR E |DIMINUICAO| DIMINUI A | NARIZ DESCE |
| P/ TRAS | HELICE |RPM HELICE| TRACAO | ULM DESCE |
+---------+----------+----------+-----------+--------------+
| COMANDO | COMPENSA |COMPENSA O|ESTABILIZA |P/ CADA ANGULO|
|COMPENSAD|DOR-ESTABI|ESFORC/MAN|ULM NA ATIT|OU NOVA POTENC|
+---------+----------+----------+-----------+--------------+
ANGULO DE INCIDENCIA:
E' o angulo formado entre a CORDA e o EIXO LONGITU-
DINAL do avião.
NOTA: O Eixo longitudinal e' uma linha de referen-
cia imaginaria do avião, estabelecida durante o pro
jeto, e geralmente coincide com a direção do VOO HO
RIZONTAL.
PRESSAO DINAMICA:
E' a pressão produzida pelo impacto do vento. A
pressão dinâmica deixa de existir quando o vento pa
ra de soprar. Ela e' tanto maior quanto maior for a
densidade ou a velocidade do fluido que escoa.
VELOCIDADE INDICADA E VELOCIDADE AERODINAMICA:
A velocidade que o piloto lê no mostrador do veloci
metro somente e' correta se o ULM estiver voando na
atmosfera padrão, ao nível do mar. Não sendo desta
forma, teremos então uma indicação INCORRETA, que
chamamos de VELOCIDADE INDICADA [VI].
A velocidade do ULM em relação ao ar, recebe o nome
de VELOCIDADE AERODINAMICA [VA] ou, velocidade ver-
dadeira. Esta velocidade e' muito importante, pois
e' aquela que deve ser usada nas formulas matemati-
cas de Teoria de Vôo.
Apesar do nome, a Velocidade Verdadeira ou Aerodina
mica não e' realmente verdadeira, pois falta consi-
derar ainda a velocidade do vento atmosférico. So-
mente apos efetuada esta correção, chega-se 'a velo
cidade real do ULM em relação 'a terra.
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