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quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Curso teorico para pilotos desportivos Parte 01- AERODINAMICA E TEORIA DE VOO


AERODINAMICA

E

TEORIA DE VOO



GEOMETRIA DO ULM                                            
                                                            
PRINCIPAIS PARTES DE UM ULM:                                
                                                             
Leme de direção, Deriva, Profundor, Estabilizador, Fuselagem
Trem de pouso principal, Trem de pouso do nariz, Rodas, Care 
nagem das rodas, Asa, Ailerons, Flapes, Hélice e ''SPINNER'' 
etc...                                                        
                                                             
SUPERFICIES AERODINAMICAS:                                   
                                                             
         Carenagem da Roda, ''SPINNER'' na Hélice, etc...    
                                                             
AEROFOLIOS:                                                  
                                                             
         Hélice, Asa, Estabilizador [desde que com perfil ae 
         rodinamico], etc...                                 
                                                             
ELEMENTOS DE UMA ASA:                                        
                                                              
         Envergadura=distancia da extremidade direita ate' a 
         extremidade esquerda;                               
         Corda=distancia do Bordo de Ataque ate' o Bordo  de 
         Fuga;                                                
         Bordo de Ataque=parte frontal da asa;               
         Bordo de Fuga=linha de traz da asa;                 
         Raiz=ponto de junção da asa 'a fuselagem;           
         Área da asa=Envergadura x Corda;                     
                                                             
PERFIL:                                                      
                                                             
         E' o formato em corte do aerofólio. Existem dois ti 
         pos de perfis:                                      
                                                             
         SIMETRICO-e' aquele que pode ser dividido  por  uma 
         linha reta em DUAS PARTES IGUAIS;                   
                                                              
         ASSIMETRICO-e' aquele que não pode ser dividido por 
         uma reta em duas partes iguais;                     
                                                             
         Normalmente temos perfis SIMETRICOS  nos  conjuntos 
         DERIVA+LEME e ESTABILIZADOR+PROFUNDOR e, ASSIMETRI- 
         COS no perfil da Asa.                               
                                                             
ELEMENTOS DE UM PERFIL:                                      
                                                             
         BORDO DE ATAQUE-e' a extremidade dianteira  do per- 
         fil;                                                
         BORDO DE FUGA-e' a extremidade traseira do perfil;  
         EXTRADORSO-e' a superfície superior do perfil;      
         INTRADORSO-e' a superfície inferior do perfil;      
         CORDA-e' a linha reta que liga o bordo de ataque ao 
         bordo de fuga;                                      
         LINHA DE CURVATURA MEDIA-e' a linha  que  equidista 
         do extradorso e do intradorso.                      
                                                             
                                                               
+----------------------------------------------------------+ 
| COMANDO | CONTROLE | VARIACAO | MOVIMENTO |  DESEMPENHO  |  
| APLICAD | ACIONADO |  OBTIDA  | RESULTANT | AERODINAMICO |  
+---------+----------+----------+-----------+--------------+  
| MANCHE  | PROFUNDOR|          |   NARIZ   | AUMENTA VELC |  
|P/ FRENTE|          | P/ BAIXO |   DESCE   | AERODINAMICA | 
+---------+----------+----------+-----------+--------------+ 
| MANCHE  | PROFUNDOR|          |   NARIZ   | DIMINUE VELC | 
| P/ TRAS |          |  P/CIMA  |   SOBE    | AERODINAMICA | 
+---------+----------+----------+-----------+--------------+ 
| MANCHE  | AILERON  | UM  SOBE | INCLINAM- | CURVAS COORD | 
| P/LADOS |          |OUTRO DESC| SE   ASAS | C/AUX.PEDAIS | 
+---------+----------+----------+-----------+--------------+ 
|  PEDAL  |   LEME   |MOVE P/LA-|NARIZ GUINA|SO'PEDAL=DERRP| 
|         |          |DO DO PEDL|P/LADO PEDL|C/MANCHE=CURVA| 
+---------+----------+----------+-----------+--------------+ 
| MANETE  | MOTOR  E |AUMENTO DA|AUMENTO  DA| NARIZ SOBE E | 
|P/ FRENTE|  HELICE  |RPM HELICE|  TRACAO   | ULM     SOBE | 
+---------+----------+----------+-----------+--------------+ 
| MANETE  | MOTOR  E |DIMINUICAO| DIMINUI A | NARIZ  DESCE | 
| P/ TRAS |  HELICE  |RPM HELICE|   TRACAO  | ULM    DESCE | 
+---------+----------+----------+-----------+--------------+ 
| COMANDO | COMPENSA |COMPENSA O|ESTABILIZA |P/ CADA ANGULO| 
|COMPENSAD|DOR-ESTABI|ESFORC/MAN|ULM NA ATIT|OU NOVA POTENC|  
+---------+----------+----------+-----------+--------------+   
                                                             
                                                            
                                                             
                                                            
                                                            
ANGULO DE INCIDENCIA:                                       
                                                             
         E' o angulo formado entre a CORDA e o EIXO LONGITU-  
         DINAL do avião.                                      
                                                            
         NOTA: O Eixo longitudinal e' uma linha  de referen-  
         cia imaginaria do avião, estabelecida durante o pro  
         jeto, e geralmente coincide com a direção do VOO HO  
         RIZONTAL.                                            
                                                              
PRESSAO DINAMICA:                                            
                                                             
         E' a pressão produzida pelo impacto do vento.     A 
         pressão dinâmica deixa de existir quando o vento pa 
         ra de soprar. Ela e' tanto maior quanto maior for a 
         densidade ou a velocidade do fluido que escoa.      
                                                             
VELOCIDADE INDICADA E VELOCIDADE AERODINAMICA:               
                                                             
         A velocidade que o piloto lê no mostrador do veloci 
         metro somente e' correta se o ULM estiver voando na 
         atmosfera padrão, ao nível do mar.  Não sendo desta 
         forma, teremos então uma indicação INCORRETA,   que 
         chamamos de VELOCIDADE INDICADA [VI].               
                                                             
         A velocidade do ULM em relação ao ar, recebe o nome 
         de VELOCIDADE AERODINAMICA [VA] ou, velocidade ver- 
         dadeira. Esta velocidade e' muito importante,  pois 
         e' aquela que deve ser usada nas formulas matemati- 
         cas de Teoria de Vôo.                                 
                                                               
         Apesar do nome, a Velocidade Verdadeira ou Aerodina   
         mica não e' realmente verdadeira, pois falta consi-   
         derar ainda a velocidade do vento atmosférico.  So-   
         mente apos efetuada esta correção, chega-se 'a velo   
         cidade real do ULM em relação 'a terra.               
                                                               
                                                                
                                                               
                                                               
                                                               
                                                                
                                                               
                                                               
                                                               
                                                               
                                                               
                                                               
                                                                
                                                               
                                                               
                                                               
                                                                
                                                               
                                                               
                                                               
                                                                
                                                               
                                                               
                                                               
                                                               

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