Apresentamos na oportunidade os cálculos referentes a ESTABILIDADE LONGITUDINAL -CG. Esses cálculos são determinantes para o perfeito funcionamento da aeronave. Os colegas aficcionados pelo vôo experimental descobrem que é necessário ter-se o avião praticamente pronto para localizar-se o CG. Contudo, não é necessário preocupar-se com essa variante, pois que ao escolher o modelo do ultraleve, tractor ou pusher, já temos uma definição geral do que pretendemos. Sabemos que o CG determina o equilíbrio longitudinal da aeronave, e portanto o CG estará sempre em um ponto, cabine dos passageiros e carga, aonde as alterações de peso não comprometem a estabilidade da aeronave. A primeira consideração é em relação a DATUM. Datum em latim, para essa situação quer dizer: "conta de deve e haver". A outra consideração é em relação ao P.N. = ponto neutro ou bordo de ataque. Com a equação que apresentaremos a seguir, é possível calcular-se com absoluta precisão o CG, sabendo ser necessário deixar sempre o espaço para passeio do CG, de forma que se possa movimentar as asas para frente ou para trás, adequando-se o melhor possível o ponto do CG. O CG estará sempre localizado a 70% da corda. Resolve-se assim a questão PN x +/- 0,7 da corda. Ou seja, se a corda tiver l,6 m, a partir do PN, o CG estará a 1,12 m do PN. No caso do tractor é assim. No pusher, como o motor está localizado atrás, consideramos o CG a 30% da corda. Os calculos acimaacima esclarecem bem a questão. Na mesma situação, com a corda de l,6 m, o CG estará a 0,48 m do PN. tenho o progama que faz o calculo caso queiram solicite por email ou msn.Em berve estarei postando os desenho ilustrativos do proprio affrodaplane.
A Alves aeronautica na pessoa do Sr.Alves ,construtor ,mecânico e piloto homologado pela ANAC,apaixonado por avião experimental, vem atravez desta pagina vem a incentivar e apoiar todos aqueles que tem vontade de construir e voar seu proprio avião. Com uma planta do Affordaplane comprada nos EUA na qual foi adaptada para ser construida no Brasil ,disponibilizando a planta gratuitamente a todos. O proposito desse Blog é difundir e divulgar a aviação experimental no Brasil.
Projeto afforbrasil
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Cauculo de CG
Apresentamos na oportunidade os cálculos referentes a ESTABILIDADE LONGITUDINAL -CG. Esses cálculos são determinantes para o perfeito funcionamento da aeronave. Os colegas aficcionados pelo vôo experimental descobrem que é necessário ter-se o avião praticamente pronto para localizar-se o CG. Contudo, não é necessário preocupar-se com essa variante, pois que ao escolher o modelo do ultraleve, tractor ou pusher, já temos uma definição geral do que pretendemos. Sabemos que o CG determina o equilíbrio longitudinal da aeronave, e portanto o CG estará sempre em um ponto, cabine dos passageiros e carga, aonde as alterações de peso não comprometem a estabilidade da aeronave. A primeira consideração é em relação a DATUM. Datum em latim, para essa situação quer dizer: "conta de deve e haver". A outra consideração é em relação ao P.N. = ponto neutro ou bordo de ataque. Com a equação que apresentaremos a seguir, é possível calcular-se com absoluta precisão o CG, sabendo ser necessário deixar sempre o espaço para passeio do CG, de forma que se possa movimentar as asas para frente ou para trás, adequando-se o melhor possível o ponto do CG. O CG estará sempre localizado a 70% da corda. Resolve-se assim a questão PN x +/- 0,7 da corda. Ou seja, se a corda tiver l,6 m, a partir do PN, o CG estará a 1,12 m do PN. No caso do tractor é assim. No pusher, como o motor está localizado atrás, consideramos o CG a 30% da corda. Os calculos acimaacima esclarecem bem a questão. Na mesma situação, com a corda de l,6 m, o CG estará a 0,48 m do PN. tenho o progama que faz o calculo caso queiram solicite por email ou msn.Em berve estarei postando os desenho ilustrativos do proprio affrodaplane.
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