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quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Calculo de perfil da asa

                                                        AEROFOLIOS

Aerofólios são estruturas aerodinâmicas que reagem com o vento induzido ou vento relativo criando trabalho. Criam sustentação em vôo ou criam forças que dirigem o vôo. As asas são dispositivos sustentadores por excelência. Ailerons, flaps, profundores, leme são dispositivos aerodinâmicos - que reagem com o ar - gerando trabalho.

                                                              Clark Y

O perfil Clark Y equipa a maioria das aeronaves. O coeficiente de arrasto desse modelo de aerofólio é plenamente compensado por seu gradiente da sustentação, daí a escolha quase unânime do mesmo. Para esclarecer os colegas que queiram desenvolver esses perfis, publico abaixo os cálculos para a sua confecção

PN=ponto neutro (bordo de ataque) Todas as medidas estão expressas em milímetros O aerofólio aqui representado tem uma corda de l600 mm ou l,60 m. Se você desejar um aerofólio maior ou menor, calcule a porcentagem a maior ou a menor e aplique sobre esses cálculos básicos. As referências das estações são medidas a partir do PN
Costumo utilizar nas aeronaves que produzo, ângulo de incidência de 4º O perfil Clark Y é um aerofólio assimétrico. A relação entre a sua maior altura e a corda é de l2%. Medida esta de parâmetro ideal.
Oportunamente estaremos orientando aos colegas a respeito de âgulo de incidência, ângulo de diedro, âgulo achalt, sobre os modelos de asas, baixa, média, alta e para-sol. Estaremos a discorrer também sobre a confecção das matrizes de madeira para estampar aerofólios.
Ângulo de incidência é a referência angular que surge entre a linha longitudinal da aeronave e a linha de ataque do aerofólio.

Vejamos:


O ângulo de incidência, ou ângulo de ataque, permite uma atitude a aeronave que influencia diretamente na decolagem e no cruzeiro do aparelho. Nas aeronaves de nossa construção, costumamos utilizar ângulo de incidência igual a 4º. Esse ângulo pode ser maior ou menor, mas a nossa experiência tem demonstrado ser excelente a adoção do valor referido.
Conforme instalamos o ângulo de incidência, é necessário instalarmos também o ângulo achalt.A asa necessita de uma torção em sua ponta, a qual diminue o ângulo de ataque na mesma, evitando que o aerofólio entre em stol na ponta. Quando utilizamos ângulo de incidência de 4º, utilizamos 2,5º no ângulo achalt. Vamos rebatendo as últimas nervuras, a partir de 60% da asa, até chegarmos a diferença angular desejada na ponta do aerofólio. Costumo usar a técnica de, ao fixar as nervuras na longarina, ir, conforme relatamos acima, ir deslocando o centro de fixação para baixo, até obtermos o ângulo necessário na ponta.
 
Espero que este artigo posso ser util pra todos os usuarios do blog.

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